12, 13 e 14 de Maio-T.A.S. apresenta ‘Cruz de Giz’, de Bertolt Brecht

O Teatro de Animação de Setúbal (T.A.S.) apresenta no Litoral EmCena, nos dias 12, 13 e 14 de maio, ‘Cruz de Giz’, de Bertolt Brecht, que conta com Celina da Piedade, entre o elenco, num espetáculo plurisdisciplinar que junta em palco teatro, música, artes plásticas e audiovisual.

Construído a partir de  Terror e  Miséria do III Reich (1935-1938), composto de múltiplos quadros independentes e de poemas aparentemente desconexos em que cada cena mostra uma faceta do regime nazi, o espectáculo encontra a unidade no seu título ‘Cruz de Giz e Outros Textos’, de Bertolt Brecht.

Pretende ser um panorama da sociedade alemã sob o domínio nazi. Uma coleção de instantâneos saída de casas operárias e de comunidades judaicas numa década mergulhada em equívocos, onde Brecht nos propõe uma profunda reflexão sobre a decadência de toda uma sociedade sufocada pelo terror e pelo medo.

O espectáculo, com dramaturgia e encenação de Duarte Victor, é um ensaio sobre o medo em todos os tempos, em todas as épocas. O medo terrivelmente natural e absoluto.

O teatro, a música, as artes plásticas e o audiovisual cruzam-se em palco para inquietar, despertar num tempo em que se avolumam as ameaças de trevas e desumanização.

Em cena vão estar os atores Célia David, Duarte Victor, Filipe Duarte, José Lobo, Miguel Assis, Rita Ferraz e Susana Dagaf, que partilham o palco com a compositora e intérprete Celina da Piedade.

Em ‘Cruz de Giz’ é dado um retrato rápido de uma sociedade alimentada de sectários e denunciantes que pela resignação, pelo medo, pela ilusão de grandeza e de ganância alimentam o monstro nazi.

O espetáculo vai ser apresentado no dia 12 de maio no Auditório Centro de Artes de Sines, no dia 13, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM), em Vila Nova de Santo André, e a 14 de maio, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, sempre às 21:30.

Sobre o autor

Bertolt Brecht, nascido a 10 de fevereiro de 1898 em Augsburg, Baviera, Império Alemão, foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Os seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-se mundialmente conhecido a partir das apresentações da sua companhia de teatro Berliner Ensemble, realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

Nos finais dos anos de 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu Teatro Épico. O seu trabalho como artista concentrou-se na crítica ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

Brecht é um dos escritores fundamentais deste século: revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação, mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de consciencialização e politização. Recebeu o Prémio Lenin da Paz em 1954. Faleceu a 14 de agosto de 1956 em Berlim Leste, República Democrática Alemã.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Textos: Bertolt Brecht; Tradução: António Conde; Encenação e dramaturgia: Duarte Victor;

Música e canto: Celina da Piedade; Elenco: Célia David, Celina da Piedade, Duarte Victor, Filipe Duarte, José Lobo, Miguel Assis, Rita Ferraz e Susana Dagaf; Criação plástica (Espaço cénico, figurinos e design gráfico): Rita Melo Ricardo Cristas; Audiovisual e multimédia: João Bordeira; Desenho de som, luz e operacionalização técnica: José Santos e Álvaro Presumido; Execução de guarda-roupa: Gertrudes Félix; Contra-regra: João Carlos; Produção: Célia David; Divulgação: Miguel Assis; Secretariado: Angela Rosa; Assistência de produção: Daniel Janeiro

Duração: 120 minutos; Classificação: M/12

Os bilhetes custam 5€ para o publico geral, 3€ para sócios da AJAGATO, menores de 21 e maiores de 65 e podem ser adquiridos nos locais e durante a semana dos espetáculos.

 

Sobre o Litoral EmCena

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral, contribuindo ainda para aumentar a sua atratibilidade turistica.

Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.

Sobre a AJAGATO

Legalmente constituida em 11 de março de 1999, a AJAGATO – Associação de Amigos do GATO permitiu aprofundar e diversificar a dinâmica teatral desenvolvida desde 1988 pelo GATO SA (grupo de teatro), com projectos de maior envergadura suportados por uma rede de parceiros e patrocinadores das quais merece um particular destaque o Município de Santiago do Cacém, mas também a Junta de Freguesia de Santo André, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação INATEL e o tecido empresarial da região. Para além de apoiar e produzir as criações teatrais da companhia, a Associação realiza projectos destinados à comunidade em geral, com evidentes reflexos na criação de fluxos de público genuinamente interessado pelo teatro que fazem desta região uma referência cultural no sul do país.