Voluntariado de Proximidade

O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício da cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando de forma livre e organizada na resolução de problemas que afetam a sociedade que nos rodeia (Portugal, Ministério do Trabalho e da Solidariedade, 1999, p. 6694).

A OMS tem  enfatizado a formulação de políticas  promotoras de opções saudáveis que almejam fornecer saúde e qualidade de vida aos idosos (OMS, 2010).

Investir em projetos de voluntariado é um desafio aos profissionais, já sobrecarregados por situações precárias do sistema de saúde. No entanto, é fundamental ultrapassar esses problemas, investindo-se em posturas criativas, inovadoras e diferenciadas, no intuito de encontrar novos horizontes para o atendimento à população.

O Projeto Voluntariado de Proximidade, integrado na Unidade de Cuidados na Comunidade de Santiago do Cacém – ULSLA, inicialmente foi constituído com o objetivo de minimizar o isolamento social e solidão dos idosos e/ou pessoas dependentes, através do acompanhamento e apoio no domicílio, por parte de uma equipa de intervenção de voluntários, contribuindo para a humanização dos cuidados prestados à pessoa/cliente.

Hoje em dia, com a esta nova realidade de pandemia, este grupo de voluntárias tem generosamente despendido o seu tempo, contribuído e participando ativamente na atividade da vacinação covid, estando diariamente presentes no Centro de Vacinação Covid em Santiago do Cacém. Têm dado uma ajuda e colaboração preciosa, nesta  atividade de vacinação, cuja a afluência da população tem correspondido ao esperado. Aqui deixamos, publicamente, o nosso muito obrigada em nome de toda a equipa de saúde da UCC e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados  de Santiago do Cacém.

Consideramos o trabalho de voluntariado um complemento aos cuidados prestados pela equipa de saúde, reconhecendo-o como fundamental e necessário para a construção de uma sociedade mais justa e com menos exclusão social, formando uma nova consciência relativa à solidariedade.

 

Judite Belchior Henriques

Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Santiago do Cacém – ULSLA