Maiken Foods investe 80 milhões em aquacultura de salmão e bacalhau em Sines

A Maiken Foods assinou dia 28 de janeiro, um contrato de reserva de 10 hectares na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, com vista à instalação de aquacultura para a produção de salmão e bacalhau.


O grupo Maiken Foods AS, de origem norueguesa, desenvolveu uma tecnologia inovadora para a criação de salmão e bacalhau em viveiros em terra. O promotor do projeto e fundador da empresa, o norueguês Arve Gravdal, tem vasta experiência no setor e desenvolveu vários projetos semelhantes em outras países.


Os tanques instalados operam de forma independente (IPU – Individual Production Units), permitindo um controlo mais eficiente da produção e a sua expansão em equilíbrio com o aumento da procura. Esta tecnologia permite a criação de animais de forma sustentável, a temperatura controlada, livres de parasitas e químicos.
O projeto prevê um viveiro para a produção de 6.000 toneladas por ano. Um investimento, na primeira fase, de 40 milhões de euros na produção de salmão.

O investimento total é de 80 milhões de euros e incluirá, numa segunda fase, a produção de bacalhau. Os principais mercados de destino serão, para além de Portugal, outros países da União Europeia, com destaque para França e Espanha.


Durante a fase de construção serão gerados 50 postos de trabalho, prevendo-se a contratação de 200 trabalhadores a tempo inteiro quando o projeto atingir a velocidade de cruzeiro.
A Maiken Foods espera iniciar a construção no último trimestre de 2022.


Testemunhos dos CEO:


“A missão da Maiken Foods é ser um dos principais players na UE a fornecer produtos do mar de alto valor acrescentado prontos a consumir.
A nossa tecnologia permite uma integração de toda a produção de forma sustentável. Encontrámos em Sines as condições ideais para a instalação do nosso projeto, não só pelo acesso à água do mar, mas pelo preço muito competitivo das energias renováveis, fatores determinantes para o nosso processo produtivo.”Arve Gravdal, CEO Maiken Foods


“O bacalhau da Noruega vai passar a ser português! O prato nacional ter que ser confecionado com produto importado tem os dias contados. A ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines aposta na captação de investimentos da aquacultura, do agronegócio e da agrologística, com vista à otimização das importações e à promoção do autoabastecimento e das exportações nacionais.” Filipe Costa, CEO aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços

Comunicado AICEP GLOBA