Câmara de Sines aprova orçamento de 41,2 milhões de euros para 2022

A Câmara Municipal de Sines (PS) aprovou o orçamento para 2022 no valor de 41,2 milhões de euros, menos 5,7 milhões de euros em relação ao deste ano.

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2022 foram aprovados pela maioria socialista, com os votos contra dos Vereadores do Movimento Independente Mais Sines e a abstenção do Vereador da CDU.

O documento assenta em sete áreas consideradas “fundamentais” para o Concelho, como o desenvolvimento económico e atratividade de empresas, desenvolvimento local e social, saúde e segurança, qualificação urbana, planeamento e ordenamento e território, sustentabilidade ambiental e urbana, a promoção do território e a modernização dos serviços municipais.

Além de criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico e aprovar um regulamento de incentivos fiscais, o Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, revelou que entre as prioridades está a Estratégia Local de Habitação.

A Autarquia vai dar ainda continuidade ao trabalho que está a ser desenvolvido com o Instituto Politécnico de Setúbal “para localizar em Sines uma Escola Superior de Educação, e dar especial atenção aos setores da cultura e do desporto com novas propostas para a população”.

Na área da saúde e segurança, além do combate à pandemia de covid-19, a prioridade vai para a construção de um novo Polo de Saúde em Porto Covo.

Em termos de qualificação urbana e ordenamento do território, há um conjunto de obras “que podem arrancar em 2022, desde que exista financiamento comunitário”, refere o Autarca.

A Autarquia pretende também definir um Plano Municipal de Combate e Adaptação às Alterações Climáticas, no âmbito da sustentabilidade ambiental e urbana, concluir o projeto de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais e continuar a investir na rede de distribuição de água e saneamento do Concelho”.

A construção do novo Posto de Turismo, obra em curso no antigo edifício do Centro Recreativo Siniense será outra das prioridades, assim como a conclusão da obra do Observatório do Mar no próximo ano.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 foram aprovadas na Assembleia Municipal, no passado dia 20 de dezembro, com os votos a favor do PS, contra do MAISines e as abstenções da CDU vão ser discutidos e votados na próxima reunião da Assembleia Municipal de Sines.