Estreia de ‘Karnaval’ em Portugal encerra programação de 2021 do Litoral EmCena


A companhia Giraffe Royal Theatre, vinda da Estónia, está pela primeira vez em Portugal para apresentar ‘Karnaval’, um espectáculo para toda a família, com uma linguagem única, que encerra a programação de 2021 do Litoral EmCena, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro.

“Karnaval” é uma performance visual de teatro físico na tradição do palhaço branco, técnica delicada e requintada, que quase desapareceu nos dias de hoje.

A performance é sobre o mundo do carnaval, que existe paralelamente ao nosso. Às vezes o tempo pára e o carnaval invade as nossas vidas. É sobre como um mundo se transforma noutro diferente e o espectador é capaz de o sentir.

Esta performance tem várias linhas de percepção e cada espectador pode ver à sua maneira. Visualmente lembra fotos de um livro infantil, a acção vai de um mundo a outro sem se dar por isso.

“Karnaval” foi apresentado em palcos na Estónia, Eslovénia, Rússia e Bielo-Rússia e no festival internacional de teatro “Belaya Vezha” (Brest, Bielo-Rússia) recebeu o prémio especial da crítica.

O espetáculo vai ser apresentado no Auditório do Centro de Artes de Sines, no dia 09, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, no dia 10, e no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, no dia 11, sempre às 21:30.

Bilhetes: 5€ público geral, 3€ sócios AJAGATO, maiores de 65 anos e menores de 18.

Reservas: Santiago do Cacém – 269 750 410, Sines – 269 860 080, V. N. Santo André – 269 751 296 ou 914 706 503.

A realização do espetáculo decorre de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde em vigor.

Sobre a companhia:

O seu trabalho tem raízes nas tradições místicas do carnaval, proporcionando uma liberdade interior incrível. Por mais de um quarto de século, “Giraffe Royal” trabalhou no género de teatro visual. No cerne do método criativo está o estudo profundo do palhaço, do folclore, da pantomima, da dança ritual e do teatro de rua.

Viveram e criaram em Paris, Londres, São Petersburgo, Moscovo, etc. Colaboraram com estrelas internacionais como: Terry Giliyam, Slava Polunin, Anton Adasinsky, Andron Konchalovsky, Shusaku Takeuchi entre muitos outros. Receberam vários prémios pelo seu trabalho, entre elas o festival de cinema de Berlim “Golden Bear” e o Primeiro Prémio no concurso de balé russo em Moscovo.

Ficha Artística e Técnica

Criação e interpretação:Stanislav Warkki, Larissa Lebedeva e Anna Varkki

Duração: 40 minutos | M/6

O Leme Online