David Gorgulho (CDU) toma posse na Junta de Freguesia de Santo André

O executivo CDU, liderado por David Gorgulho, na Junta de Freguesia de Santo André, tomou posse para um novo mandato.

A cerimónia de tomada de posse decorreu, no passado dia 15 de outubro, e até à sua realização mantinha-se o impasse em torno da constituição do executivo depois de a CDU ter assegurado a maioria relativa nas eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro.

Mas, ao contrário de há quatro anos, foi a coligação PSD/CDS-PP e o Bloco de Esquerda que viabilizaram a eleição de um executivo formado por eleitos da CDU.

No final da reunião, o Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, mostrou-se satisfeito com o resultado da votação final, depois de ter proposto “um executivo composto por eleitos comunistas”.

“Foi entendimento do PSD e do Bloco de Esquerda que quem ganha, deve governar”, realçou o Autarca reeleito.

Em declarações aos jornalistas, David Gorgulho, reconheceu que, apesar de não ter obtido um resultado “expressivo”, a CDU “venceu claramente” as eleições autárquicas.

“O nosso programa foi o mais votado, as nossas propostas foram aquelas que as pessoas mostraram mais interesse em ver implementadas e por isso é com satisfação que olhamos para este mandato com a estabilidade necessária, para cumprir o nosso programa”, frisou.

O autarca garantiu também que, durante a construção dos orçamentos ao longo do quadriénio 2021-25, o atual executivo terá em “atenção” as “ideias e propostas de todos os partidos, não só dos partidos que viabilizaram este executivo”.

“É obviamente com satisfação que saímos desta assembleia na certeza que temos as condições de estabilidade para trabalhar já a partir de segunda-feira”, reforçou.

De acordo com David Gorgulho, as prioridades para o atual mandato focam-se “em três, quatro eixos fundamentais” como a mobilidade, sustentabilidade ambiental, a cultura, desporto e associativismo e a habitação.

“Esta é uma situação que nos preocupa bastante, não só pelos investimentos previstos para o Porto de Sines, como para o complexo industrial e portuário que cria estrangulamentos na nossa região. Santo André tem espaço para crescer e é preciso fazer crescer” esta Freguesia, defendeu.

O executivo da Junta de Freguesia de Santo André é composto pelo Presidente David Gorgulho e pelos Vogais Fábio Pereira, Sílvia Azevedo, Adelaide Lemos e João Cáceres.

Na Assembleia de Freguesia tomaram posse o Presidente, João Ferrinho (CDU), a 1.ª Secretária, Patrícia Bejinha (CDU) e a 2.ª Secretária, Patrícia Pires (CDU).

A Assembleia de Freguesia é igualmente composta por Nuno Ferreira (PS), Isa Coelho (PSD/CDS-PP), Vítor Correia (PS), António Izidoro (PSD/CDS-PP), Cátia de Brito (PS), Rosa Silva (BE), Helena Caeiro (PS), Regina Marques (PSD/CDS-PP), Ana Malafaia (CDU) e Bruno Pacheco (CDU).

A Assembleia de Freguesia é composta por cinco eleitos da CDU, quatro do PS, três do PSD/CDS-PP e um do Bloco de Esquerda.