Câmara Municipal de Santiago do Cacém celebra acordo de recuperação das igrejas das freguesias de Abela, Alvalade do Sado e Cercal do Alentejo

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC) firmou com as Fábricas das Igrejas Paroquiais das Freguesias de Abela, Alvalade do Sado e Cercal do Alentejo, um acordo de colaboração no qual se compromete a comparticipar em 50% os custos, não financiados pelos Fundos Europeus, das intervenções de conservação que serão realizadas nas três Igrejas.

O acordo tripartido estabelecido resulta da parceria entre a Autarquia, as Paróquias e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL).

O Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha, no ato, salientou: «Estas Igrejas, assim como outras do nosso Concelho, necessitam de ser intervencionadas e quando a oportunidade surgiu apresentámos uma candidatura que felizmente foi aprovada. Estávamos apreensivos pois a verba para todo o Litoral Alentejano era na ordem dos 150 mil euros e foram apresentadas seis candidaturas. Com o empenho da ADL e a sensibilização das entidades competentes esse valor foi alargado. Reconheço, porém, que com este montante não se vão resolver a totalidade dos problemas existentes, mas diria que é um primeiro passo.”

O Autarca mantém contactos com a ADL, para saber qual a possibilidade de haver um novo aviso de concurso para que outras Paróquias possam apresentar candidatura como, por exemplo, a de São Domingos.

Continuando na sua intervenção, Álvaro Beijinha afirmou: «… num novo Quadro Comunitário, vamos batalhar para
que haja financiamento para o património religioso, porque embora as Igrejas sejam propriedade das Fábricas das Paróquias, elas são edifícios da comunidade cujo valor patrimonial importa preservar, é nessa perspetiva que temos um papel a desempenhar».

O Autarca referindo as intervenções recentes que o Município efetuou nos centros históricos de Alvalade do Sado e
de Cercal do Alentejo, mencionou: «… quem nos visita vê um espaço público tratado e estes edifícios históricos a
necessitarem de melhorias. Por isso, tem que haver esta conjugação de esforços para conseguirmos mais apoios».

O financiamento, para a concretização dos trabalhos de beneficiação nestas três igrejas, decorre da candidatura desenvolvida pela ADL ao concurso sobre Património Natural e Cultural, Desenvolvimento Local de Base Comunitária, no âmbito do Alentejo 2020, com enquadramento do FERDER – Conservação, Proteção, Promoção e desenvolvimento
do Património Cultural e Natural. As três candidaturas são financiadas por Fundos Europeus no âmbito do Programa /PO SEUR-Portugal-2020.

A intervenção na Igreja da Abela apresenta um investimento de 37.371,00 euros, sendo que desse valor 5.605,65
euros são contrapartida nacional, suportada em 50% pela CMSC e a Fábrica da Igreja Paroquial.

Para a intervenção na Igreja Matriz do Cercal do Alentejo o montante de investimento é de 49.950,00 euros sendo a contrapartida nacional de 7.492,50 euros, valor dividida pela CMSC e a Fábrica da Igreja Paroquial.

A beneficiação da Igreja de Alvalade do Sado apresenta um valor de 49.195,39 euros de investimento, sendo que 7.379,40 euros serão garantidos em partes iguais pela CMSC e a Fábrica da Igreja Paroquial.

A intenção deste acordo é dotar estes espaços religiosos e culturais de condições para a sua visitação e culto por parte de residentes e turistas, contribuindo para a atratividade das localidades do Concelho de Santiago do Cacém e da Região Alentejo.