25 Abril: Comemorações nos Concelhos do Litoral Alentejano

Nos 47 anos do 25 de abril, os Concelhos do Litoral Alentejano prepararam uma programação especial para assinalar a Revolução dos Cravos, neste tempo de pandemia com iniciativas digitais e presenciais. Entre concertos, exposições, teatro, leitura, documentários, atos oficiais – sessões extraordinária e solene de Assembleias Municipais. O marco histórico vai ser assinalado com conteúdos dedicados à celebração de um dos acontecimentos mais determinantes da História do país, comemorações do 25 de Abril.

Santiago do Cacém Com iniciativas presenciais e em formato digital

No dia 23 de abril às 11h00, Leitura colectiva do livro “E Se Eu Fosse Um Livro” de José Jorge Letria com ilustração de André Letria, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma data que enaltece a importância e a utilidade dos livros, numa tentativa de incentivar hábitos de leitura na população, as Bibliotecas Municipais, para assinalar esta efeméride, desafiaram vários elementos da comunidade, a notável participação, a protagonizar a leitura que vai ser transmitida online nas plataformas do Município.

Às 18h00, é inaugurada a exposição “O Futuro tem Partido e apresentação do livro sobre o Centenário do PC, no Auditório Municipal António Chainho.

A 24 de abril pelas 12h00, conheça os Presidentes que lideraram os destinos da Autarquia, numa breve viagem pela a sua história de vida e pelo seu contributo para o desenvolvimento do Município de Santiago do Cacém com a iniciativa “Presidentes de Câmara Municipal Em Tempos de Democracia |Santiago do Cacém 1974-2021” com transmissão nas redes sociais e site municipal. Às 21h30, o Espetáculo comemorativo do 25 de Abril, com o concerto de Jazz com “Duo JazzAcord – Rui Matos e Mariana Guerreiro, Somos do Alentejo e Linhas Cruzadas, transmissão em direto no Facebook do Município e no canal de youtube.

No dia 25 de Abril às 10h00, começa com a cerimónia do Hastear da Bandeira com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém no Jardim Municipal.

Às 10h30, a Escola Municipal de Música convida os interessados a participar num Ateliê de construção de instrumentos musicais de percussão, com objetos da natureza, através da plataforma Zoom, inscrições abertas em escola@cmsantiagocacem.pt.

Às 11h30 tem lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril, aberto ao público em geral no Auditório Municipal António Chainho (lotação condicionada aos lugares disponíveis por Lei, cumprindo as normas de segurança no combate à doença da COVID-19).

Às 12h00 está marcada a iniciativa “Eu, o portão de Caxias” com a leitura do livro “7×25 – Histórias da Liberdade” de
Margarida Fonseca Santos, por Margarida Peredo, transmissão nas redes sociais, site municipal e canal de youtube.
À mesma hora no Museu de Trabalho decorre a iniciativa “À Volta da Panela” vamos fazer o almoço com miúdos e
graúdos, em que é lançado o desafio da confecção de uma receita para em que um dos ingredientes seja um cereal: o trigo, o milho, ou o arroz. Quando estiveres a confecionar a tua refeição faz um vídeo em que mostres o resultado final pode ser enviado em formato vídeo para museudotrabalhorural.abela@gmail.com.


Às 17h00, o Auditório Municipal António Chainho e a Fundação José Saramago sugerem a visualização da curta-metragem de animação baseada no livro “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, com locação do escritor,
transmissão nas redes sociais e site municipal.

Durante o dia, a qualquer hora é hora de fazer exercício! Treino Físico – 25 de Abril, 25 exercícios, 25 minutos! e Caminhada pela liberdade! Sozinho ou em família faça uma caminhada pela cidade ou pelo campo e partilhe connosco esses momentos. Remeta as fotos ou vídeos para o e-mail: desporto@cm-santiagocacem.pt.
O Museu Municipal propõe um ateliê que tem tudo a ver com liberdade “Ruídos pintados, a magia dos sentidos. Convidando cada família a colocar folhas de papel numa mesa, lápis ou aguarelas, colocar música clássica, vendando os olhos e começando a desenhar… e enviar os seus desenho para o e-mail: museu@cm-santiagocacem.pt.

No dia 30 de abril às 20h00, o programa continua com teatro “Quarteto da Alba 2.0” da Companhia de Teatro “Lendias d’Encantar” inserido na programação do FITA 2021 para maiores de 12 anos. Pode reservar o seu bilhete, a entrada gratuita no Auditório Municipal António Chainho (Lotação condicionada aos lugares disponíveis por Lei, cumprindo as normas de segurança no combate à doença da COVID-19)

Dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, estreia “Clichés com História” é a nova rubrica do Arquivo Municipal que destaca
uma fotografia com o objetivo de assinalar datas comemorativos ou efemérides.

Grândola, Espetáculo exclusivo com Carlão

A Noite da Liberdade, a 24 de Abril, é comemorada na Vila Morena com um Showcase exclusivo de Carlão, com
transmissão em direto no facebook do Município de Grândola às 22h, a partir do Cine Granadeiro Auditório Municipal.

No ano em que completa 47 anos, Carlão vai estar ao vivo em Grândola para celebrar 47 anos de Liberdade, na terra que dá nome à canção “Grândola Vila Morena” que se transformou no hino deste concelho e que é hoje, igualmente, um hino de resistência e de esperança para milhões de cidadãs e de cidadãos em todo o mundo.

Com muitos projetos lançados no mundo da música, televisão, literatura e de cariz social e solidário, o atual mentor do
programa da RTP1 – The Voice Kids prepara para muito em breve o lançamento de mais um tema inédito, depois do
enorme sucesso de “Assobia para o Lado” uma canção luminosa e positiva que, no fundo, chama a atenção para o lado bom da vida, tão importante na realidade que vivemos.

Este ano, novamente, em condições especiais devido ao momento que atravessamos e que nos priva da liberdade de vir para a rua festejar, o Município de Grândola, símbolo do 25 de Abril e dos seus valores de liberdade, fraternidade e
igualdade, comemora a revolução dos cravos, com recurso às plataformas digitais da autarquia, mas, com algumas
surpresas reservadas para a população.

Alcácer do Sal

Celebra 25 de Abril com iniciativas online e fogo de artifício A Revolução dos Cravos está a ser comemorada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal com uma programação variada, que vai desde animação de rua a iniciativas online na página de Facebook do Município.

Recorde-se que, até 1 de maio, a autarquia aposta na animação de rua presencial, que está a percorrer todo o concelho e a animar os dias da população, levando-lhes cor e alegria.

No dia 23 de abril, pelas 21h30, a página de Facebook da Câmara Municipal (https://www.facebook.com/CMAlcacerd
osal) apresenta o concerto online da dupla Pedro Jóia e José Salgueiro.

Ao longo do dia 24 de abril, a mesma página terá “Poemas de Abril”, por alunos da Escola Secundária de Alcácer do Sal e, às 22h40, um concerto com Paulo de Carvalho. À meia-noite haverá fogo de artifício em diversos locais do concelho (atividade presencial).

No dia 25 de abril, a página de Facebook da autarquia terá, novamente ao longo do dia, “Poemas de Abril”, por alunos da Escola Secundária de Alcácer do Sal; às 9h será transmitida a tradicional cerimónia do Hastear da Bandeira e, às
11h, será publicado o áudio livro “A revolução das letras”, de Vergílio Vieira.

Pelas 21h30 realiza-se o concerto online “A Madrugada e o Dia Seguinte”.

Município de Sines Assinala 25 de abril com atos oficiais

O Município de Sines assinala o 47.º aniversário do 25 de Abril com os atos oficiais e protocolares, a realizar no dia da efeméride.

Às 10h00, nos Paços do Concelho, decorre a cerimónia de hastear da bandeira, com a presença das entidades oficiais.
Às 11h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa
da data, com a participação restrita aos autarcas, como medida de prevenção da Covid-19.

Para que todos os interessados possam assistir, a Sessão Solene será transmitida em direto no canal www.youtube.com/cmsines e partilhada nas restantes plataformas do município, nomeadamente, site (www.sines.pt) e
Facebook (www.fb.com/municipiodesines).

O Município de Odemira Até ao fecho desta edição, o Município de Odemira ainda não tinha a
programação fechada.