Covid-19: Nacionais e distritais de futebol e futsal foram dados por concluídos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afetar todo o território de Portugal.

Em comunicado, a FPF explica que, deste modo, em 2019-2020 “não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas”.

A FPF revela ainda que a “complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão”, em que a Federação “é acompanhada pelas 22 associações
distritais e regionais, que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal”.

“A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis”, frisa a FPF.

Sem subidas nem descidas, todas as equipas vão disputar a mesma divisão na próxima temporada.

Quanto às restantes competições seniores organizadas pela FPF e pelas Associações de Futebol “permanecem suspensas”.

As restantes modalidades devem seguir o exemplo do futebol. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem previsto reunir-se a longo desta e da próxima semana com as associações distritais e
regionais para definir o futuro das competições seniores, suspensas devido à pandemia de covid-19.

Após ter anunciado o cancelamento das competições nas camadas jovens, o foco passa a ser encontrar uma decisão consensual para as competições seniores.

Ãtravés de comunicado divulgado esta segunda-feira explica-se que “a Direção de Competições da Federação Portuguesa de Futebol preparou um conjunto de cenários alternativos para o futuro
imediato das suas provas seniores. Além destes, recebeu também diversas  propostas individuais e de entidades, que não deixará de analisar”.

Porém, e ainda de acordo com o comunicado, “o presidente da FPF, Fernando Gomes, terá esta semana um conjunto alargado de reuniões com os representantes dos diversos agentes do futebol.

“As reuniões, que começarão por ser com as associações distritais, visam refletir sobre as medidas a tomar em relação às competições seniores nacionais”, pode também ler-se na missiva, que termina:

“As competições seniores permanecem suspensas e a FPF continua a monitorizar a situação provocada pela pandemia Covid- 19, podendo rever – ampliando ou reduzindo – as medidas até agora implementadas”.

Artigo completo disponível na edição de 02 de Abril de 2020, n.º 759*