Presidente dos bombeiros do Cercal e Tall Ships distinguidos pelos media do Litoral Alentejano

O presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal, João Ludovico, foi eleito a Personalidade do Ano de 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que elegeram também o evento Sines Tall Ships como o Acontecimento do Ano na região, distinguindo ainda a Associação de Produtores de vinho da Costa Alentejana (inovação), a Paróquia de Santa Maria (solidariedade), o Hóquei Clube Patinagem de Grândola (desporto) e o realizador Vicente Alves do Ó (cultura).

João Ludovico, 25 anos, foi eleito recentemente presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal tornando-se no primeiro alentejano a liderar aquele órgão e no mais jovem do país. É também presidente da Associação dos Bombeiros do Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, e, no último ano, conseguiu desbloquear a aprovação das verbas para as obras de reabilitação do atual quartel da corporação.

Assume ainda o cargo de presidente da Sociedade da Juventude Cercalense que, em 2017, realizou obras na sede da sociedade e recuperou o espaço jovem que passou a prestar apoio a cerca de 30 jovens.

Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social da região, escolheram o evento Sines Tall Ships Festival que se realizou em Sines, entre 28 de abril e 1 de maio, como o Acontecimento do Ano.

Na ‘Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano’ foram ainda criadas quatro categorias: Inovação; Solidariedade; Desporto e Cultura.

Na categoria Inovação, o vencedor foi a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, pela criação do primeiro vinho maturado no fundo do mar ao largo de Sines.

Na categoria Solidariedade foi distinguida a Paróquia de Santa Maria (Vila Nova de Santo André), pelo constante trabalho solidário no Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Lar para Jovens e no trabalho na Cáritas, além de participação em iniciativas solidárias, como a de apoio às vítimas dos incêndios no centro do País.

Na categoria Desporto, foi eleito o Hóquei Clube Patinagem de Grândola, pela subida à 1.ª divisão, tornando-se na única equipa do Litoral Alentejano a jogar na 1.ª divisão.

Na categoria Cultura, o realizador siniense Vicente Alves do Ó foi o escolhido pelos órgãos de comunicação social da região pela realização e estreia do filme sobre o poeta Al Berto.

Na Personalidade do Ano, Vicente Alves do Ó e José António Falcão foram alguns dos nomeados mais votados. No Acontecimento do Ano, as escolhas recaíram ainda na seca e consequências para a região e para a Mostra Internacional de Teatro de Santo André.

As iniciativas da Câmara Municipal de Odemira Orçamento Participativo e Odemira Empreende foram das mais votadas na categoria Inovação e a Associação TAIPA estava entre os nomeados mais votados na categoria Solidariedade. A atleta de Odemira Ana Viegas (futebol) e a atleta siniense, Ana Sofia Sousa (natação), foram dos nomeados mais votados na categoria Desporto e o Festival Músicas do Mundo de Sines, na categoria Cultura, foi também dos nomeados que recebeu mais votos.

A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha de todos os órgãos de comunicação social do litoral alentejano, nomeadamente a Rádio Mirobriga, a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais O Leme, Jornal Sudoeste e Mercúrio e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região. Na votação final participaram ao todo 10 profissionais da comunicação social.

As distinções, criadas este ano pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que abrange os meios de rádio, televisão e imprensa, vão passar a ser anunciadas todos os anos.