Misericórdia inaugura Centro de Apoio a Mães Solteiras

'Mãe Sol' com novas instalações em Sines |Foto: SCMS/João Marcelino|

A Santa Casa da Misericórdia de Sines inaugurou, no passado dia 27 de fevereiro, as novas instalações do Centro de Apoio à Vida (CAV) ‘Mãe Sol’ em Sines e contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

‘Mãe Sol’ com novas instalações em Sines |Foto: SCMS/João Marcelino|

Uma valência da instituição, criada em 2001, no âmbito do projeto de luta contra a pobreza, que acolhe mães solteiras e grávidas até aos 25 anos.

O espaço onde funcionava o CAV, em Vila Nova de Santo André, foi cedido à Misericórdia pela Administração do Porto de Sines (APS) mas, segundo o provedor deixou de ter condições para albergar as jovens mães.

“Era um espaço pequeno para a quantidade de mães e crianças e não tinha privacidade porque as jovens partilhavam os mesmos quartos. Impunha-se arranjar uma solução para este centro porque a casa
também não tinha condições térmicas para assegurar o alojamento de tanta gente”, explicou Luís Venturinha.

Com a abertura do Lar Prats Sénior, em 2015, a Misericórdia desativou o anexo I, um edifício que funcionava como lar de idosos, na avenida 25 de abril, em Sines, e adaptou as instalações para receber a casa ‘Mãe Sol’. “Todo o espaço foi isolado, o telhado em fibrocimento e as janelas do edifício foram substituídos e, além do conforto, estas obras permitiram minimizar os custos de manutenção”,
afirmou.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 09 de Março de 2017, n.º 688