Ministra do Mar quer lançar concurso do Terminal Vasco da Gama em 2017

Ana Paula Vitorino quer colocar Sines no top 10 dos portos europeus e para isso vai avançar com medidas para garantir o crescimento consistente da infraestrutura portuária.

A Ministra do Mar desafiou o conselho de Administração do Porto de Sines (APS) a lançar o concurso público para a construção do Terminal Vasco da Gama – previsto para 2018 -, até ao final deste ano. Ana Paula Vitorino, que participava na apresentação da estratégia para o aumento da competitividade portuária, que se realizou no passado dia 10 de fevereiro, em Sines, justificou a urgência em acelerar os procedimentos com o crescimento consistente do porto de Sines no tráfego de contentores nos últimos anos.

Segundo a ministra, “o porto de Sines não pode esgotar a sua capacidade” e a entrada em funcionamento do Terminal Vasco da Gama vai permitir duplicar a capacidade de movimentação de contentores do porto de Sines.

“O nosso objetivo é antecipar, sem perda de rigor nos estudos que têm de ser feitos, a duplicação da capacidade de movimentação de contentores, na primeira fase (…) Esses estudos estão a decorrer e por isso fixei como limite estarem concluídos antes do final deste ano”, explicou a ministra aos jornalistas. O desafio de Ana Paula Vitorino foi lançado depois de serem conhecidas as estatísticas referentes à movimentação de contentores no Terminal XXI.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 23 de fevereiro de 2017, n.º 687