Coisas de Emigrante: Sabem aqueles agentes secretos que têm uma vida dupla?

Ana Chainho

Ana ChainhoPor Ana Chainho, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Sabem aqueles agentes secretos que têm uma vida dupla? Às vezes é assim que me sinto. Isto de viver longe do nosso país é, além de muitas outras coisas, uma confusão a nível de organização, de papeladas e de gestão de documentos.

Tenho o Cartão do Cidadão de Portugal e o Emirates ID daqui. Tenho o cartão do banco de Portugal e o de cá. E outros, como supermercados, lojas e afins! Assim, para evitar esquecimentos, decidi ter uma carteira para cada país.

A carteira que não está em uso neste momento, a portuguesa, está dentro de uma bolsa, onde também tenho os passaportes e todos os documentos portugueses do meu filho. Nessa bolsa também tenho o cartão do telemóvel de Portugal e os códigos necessários para os cartões todos. Sei que não devia ter os códigos escritos em papel, mas a idade já não permite e após alguns meses sem os utilizar já baralho os números todos.

Quando se aproxima a data da viagem lá confirmo se tenho tudo e vejo as validades. No próximo ano temos uma série de documentos para renovar!

Vale a pena ler o artigo completo na edição em papel de 01 de dezembro de 2016, n.º 682