A Partida de um Amigo

Manuel Malvar - 21/01/1942 – 07/08/2015
21/01/1942 – 07/08/2015
21/01/1942 – 07/08/2015

Há pessoas cujo carisma deixa uma marca indelével e inesquecível, no contacto com o seu semelhante, e de quem sentimos a sua falta, antes mesmo de partirem do seio da nossa comunidade.

O Padre Manuel Malvar que nos deixa a impressão que terá sido “escolhido” para participar, e influenciar com a sua afável sensibilidade humana, o nascimento desta terra, com características únicas e ímpares, do Litoral Alentejano, porquanto é caso ímpar no desenvolvimento da nossa região, conseguindo aglutinar gentes vindas das origens mais díspares, com evidência para as antigas colónias ultramarinas, outros países africanos e um pouco de todo o território continental, aglutinados numa cidade com identidade própria e bem vincada.

Mais de três décadas de permanência na nossa cidade, com pequenos interregnos, o Padre Manuel Malvar criou amizades em todos os extractos da população da cidade de Vila Nova de Santo André e arredores, tendo com o saudoso Padre Amadeu Pinto, com o Padre José Araújo tornado realidade os anseios mais caros dos seus paroquianos: a Capela; a Igreja nova de Santa Maria; o “Centro de Convívio Sol Nascente”, o ATL “Esquilo”; a casa de jovens “Farol” e o Centro de Dia “O Moinho”.

Em 1984 funda “O Leme” juntamente com o saudoso Justino Pires.

Queremos reconhecer todo o trabalho que realizou aqui neste jornal, muitas noites perdidas para estar pronto a horas para ir para a banca.

Não esquecemos os editoriais escritos por si ao longo destes anos, chamando a atenção para os problemas da terra, do país e do mundo. Obrigado Padre Manuel. Agradecemos também à família o apoio dado durante estes anos todos.

Padre Manuel um até sempre. Nós jamais o esqueceremos.

Em nome de todos, obrigado por tudo, Padre Manuel.

Os trabalhadores, colaboradores e os muitos voluntários do jornal O Leme

Padre Manuel Malvar Fonseca (21/01/1942 – 07/08/2015)

Padre Jesuíta, Professor, licenciado em Filosofia e em Ciências Sociais, bacharelato em Teologia, foi coordenador da Ação Social e Escolar da Zona Sul do Distrito de Setúbal.

Colaborou, como voluntário, em vários cursos de alfabetização e ensino básico em Vila Nova de Santo André, Paiol e Morgavel (Sines).

Foi colaborador da Enciclopédia Verbo e da Revista Mensageiro, diretor do jornal O Leme, presidente do Centro Social Paroquial de Santa Maria.

Deu aulas de alfabetização aos imigrantes cabo-verdeanos, que vieram construir as primeiras habitações de Vila Nova de Santo André e aos imigrantes de Leste aqui residentes.

Dinamizador e co-fundador do Estrela de Santo André, Cáritas de Santo André, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 995, Centro de Convívio “Sol Nascente”, membro da direção do ATL “O Esquilo”, Assistente Espiritual do Agrupamento 581 e de Movimentos Católicos e membro da direção do Centro Comunitário “O Moinho”.

Foi fundador e dinamizador do jornal O Leme, Casa de Jovens “O Farol”, sem esquecer a nova igreja, pela qual tanto lutou.

Este sumário não esgota as realizações feitas pelo Padre Manuel durante mais de 30 anos.

Foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito da freguesia de Santo André em 2001.

Em 2008, os colaboradores do jornal homenagearam-no pelos 25 anos d’O Leme, com um galardão denominado “Um Homem de Grandes Sonhos e uma Vontade Ainda Maior”.

Em 2010, voltou a ser homenageado pelo jornal, que editou uma revista especial sobre a sua vida em Santo André, com o nome Passos de Um Caminho, tendo-lhe sido atribuído O Leme Dourado.

Nota: A Paróquia de Santa Maria vai disponibilizar transporte para o funeral do Padre Manuel (que se realiza em Braga sábado, pelas 15:00). O autocarro parte do largo junto à sede do jornal, às 06:00.