Presidente e vice-primeiro-ministro de Portugal saúdam D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente

D. Manuel ClementeO presidente da República Portuguesa felicitou 5 de Janeiro o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, pela sua nomeação como cardeal pelo Papa Francisco.

“O anúncio da nomeação do patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, como cardeal confirma a singularidade do relacionamento histórico entre Portugal e a Igreja Católica”, refere o texto, divulgado pelo site da Presidência. Aníbal Cavaco Silva destaca a “dimensão humana” do novo cardeal português, dirigindo-lhe “respeitosas felicitações por esta marca de distinção e apreço” do Papa Francisco.

“O seu contributo nos domínios da ciência e da cultura, e a sua experiência no exercício do magistério episcopal dão pública e inequívoca prova de que estamos perante uma personalidade que se distingue notavelmente pela doutrina, pela piedade e pela prudência”, conclui o texto.

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas felicitou a nomeação como cardeal de D. Manuel Clemente, que apresenta como “homem de Fé e Cultura, voz de compaixão e razão”.

Artigo completo na edição em papel de 08 de Janeiro de 2015, n.º 638