Até sempre, Padre Zé

Padres Zé e Manuel

Padres Zé e ManuelO Padre José Belarmino Araújo nasceu em 10 de Novembro de 1942, em Parada de Gatim (Vila Verde – Braga. Entrou na Companhia de Jesus, em Soutelo, Vila Verde (Noviciado e Juniorado), e estudou em Braga (Filosofia) e em S. Cugat, Barcelona (Teologia). Fez o estágio em Moçambique (Fonte Boa), tendo sido ordenado sacerdote no Colégio das Caldas da Saúde (Santo Tirso), em 1974, regressando nesse mesmo ano a Moçambique, como Pároco e professor nas missões de Furancungo, Chabualo e Lifidzi.

Regressou a Portugal quando se deu a descolonização (1975), partilhando a tristeza e saudade dos muitos portugueses, com quem se identificaria na Paróquia de Santa Maria, para onde foi destinado e onde viria a permanecer até 1989.

Neste período foi ainda, professor nas Escolas Preparatórias de Santiago do Cacém e de Vila Nova de Santo André. Em 1982, foi nomeado Vigário Paroquial de Santo André e Melides, continuando como professor de Português e Religião e Moral. Em 1984, foi nomeado Pároco de Melides, assumindo, durante oito anos, a Capelania do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, criando relações de profunda amizade não só com os detidos, que assistia espiritualmente, mas também com os funcionários e familiares.

As terras alentejanas, tinham visto há muito partir este Pastor, mas fica no coração de muitos que recordam a sua figura, usando uma mota, rumo a Santiago do Cacém, ou conduzindo o Areias (jipe), que recolhia e distribua a miudagem, pelos bairros, ou a quem dava boleia, andando sempre lotado, como que dançando!
Conseguimos vislumbrar que, no Céu faz Festa, unido a todos os que o Senhor chamou a si, pelo que só nos resta pedir- lhe
que por nós interceda, sobretudo pelos que, com os olhos em lágrimas, ainda assim, querem continuar a sentir-se contagiados pela sua Alegria, dando-lhe continuidade.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Maio, n.º 624