A RTP emitiu, no dia 10 de agosto, um programa onde destaca o projeto do Parque Arqueológico Subaquático de Sines.
As filmagens foram realizadas a 18 de julho, estando o programa disponível para visualização na RTP Play.
“Do Algarve à Lapónia” é uma série de programas onde se revelam projetos exemplares que receberam fundos europeus em áreas tão diversas como o património, a agricultura, a criação de emprego, as novas fontes de energia, o combate à pobreza e as alterações climáticas, passando por todos os países da União Europeia, do Mar do Norte ao Mediterrâneo.
Em Sines, os jornalistas juntaram-se a um grupo dirigido por dois dos arqueólogos subaquáticos que participaram no projeto, elementos de empresas locais de animação turística e antigos mergulhadores.
O projeto do Parque Arqueológico Subaquático vem permitir conhecer melhor o património arqueológico subaquático da região de Sines, obtendo informação nas instalações do centro interpretativo e disponibilizando condições para visitar as peças arqueológicas de grandes dimensões deslocadas para o fundo da baía da cidade.
A operação “Parque Arqueológico Subaquático” teve um custo total elegível de 266 730,80 €, cofinanciado à taxa de 85% pelo programa Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia, o que se traduziu num apoio comunitário de 226 721,17 €.
CMS