Feira do Monte promete três de dias de festa e tradição em Santiago do Cacém

A tradicional Feira do Monte está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, a partir de sexta-feira, 30 de agosto até dia 1 de setembro. Uma das mais antigas feiras do Litoral Alentejano, organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, apresenta um programa que inclui a tradicional feira franca, o artesanato, a gastronomia, os produtos regionais, os espetáculos musicais, o Cante Alentejano, o Fado na “Tasca do Malafaia”, o folclore, com o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia, e muita diversão para todas as idades.

As noites serão marcadas pelos concertos de Syro, dia 30 de agosto, de Plutónio, dia 31 de agosto, e dos D.A.M.A, dia 1 de setembro, a encerrar a Feira do Monte. As noites prolongam-se com os Dj’s Christian F e Koriz, no primeiro dia do certame, de Diego Miranda, Sara Santini e Dadão, no segundo dia.

No espaço “Saberes e Sabores”, no Pavilhão de Exposições, as mostras serão dedicadas aos produtores regionais com degustações de ginjinha, alcomonias, doçaria, pataniscas e pão com chouriço, entre outros produtos de excelência.

No decorrer da Feira, junto ao Pavilhão de Exposições, os visitantes serão desafiados a mostrarem a sua perícia em diferentes jogos tradicionais, e no Espaço Criança decorrerá a iniciativa “Um Dia Na Feira”. Os “Cola Pistons” propõem divertidos passeios de Tuk-Tuk e workshops de reparação e manutenção de motorizadas. Há ainda garraiadas, carrosséis, petiscos e guloseimas.

Durante o certame será atribuído o prémio de melhor stand e da melhor peça de artesanato/produtos regionais em exposição. Decorrerá, ainda, a entrega dos Prémios do Concurso de Fotografia “Num instante… um novo olhar” – 2024, cujas imagens vencedoras estarão em exposição no stand da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Este ano, o espaço central do Pavilhão de Exposições, é dedicado à exposição “Feiras d’ Outrora” baseado no livro “Feiras Tradicionais do Município de Santiago do Cacém”, de autoria de Manuel João da Silva.

A Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, realiza-se desde o século XVI, inicialmente as festividades aconteciam na antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia dedicado à sua homenagem. Atualmente a Feira do Monte é uma montra das tradições do Concelho, mas também da região alentejana.