Decorrem as obras de recuperação em habitações de famílias vulneráveis no concelho de Santiago do Cacém

Estão a decorrer as obras de recuperação das casas de quatro famílias do concelho de Santiago do Cacém, que viviam em frágeis condições de habitabilidade. As intervenções estão a ser efetuadas há cerca de duas semanas por voluntários da Associação Just a Change e da Fundação Galp.

Os trabalhos de reabilitação das casas visam oferecer condições dignas de habitabilidade a quatro agregados familiares de três freguesias do concelho, Cercal do Alentejo, Santo André e União das Freguesias de São Domingos e Vale de Água. A realizar as intervenções, desde o dia 22 de agosto, estão 20 voluntários, divididos pelas três freguesias.

Os voluntários têm realizado trabalhos de substituição de telhados, de construção civil e de pintura.

Estas intervenções decorrem do protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Fundação Galp e a Associação Just a Change com o objetivo de apoiar famílias vulneráveis residentes no Concelho. A iniciativa insere-se no âmbito do voluntariado corporativo.

O projeto de voluntariado tem um orçamento geral de cerca de 63 mil euros, dos quais a Câmara Municipal de Santiago do Cacém assume 13 mil euros, destinados a comparticipar despesas de deslocação e alimentação. À Autarquia cabe, ainda, disponibilizar um espaço para o armazenamento de material e o seu transporte, para a realização das reuniões da equipa técnica e a gestão do entulho gerado pelas obras. A Fundação Galp, como investidora social da Just a Change, compromete-se adicionalmente, e entre outras ações, a promover o voluntariado de colaboradores do Grupo Galp nas atividades da organização e a diligenciar a instalação gratuita de equipamentos energéticos nas casas reabilitadas. A Just a Change assume os restantes 50 mil euros, destinados à aquisição e transporte de materiais, mão-de-obra técnica, gestão de projeto, deslocações e alimentação dos voluntários.