Presidência nas Freguesias em Alvalade com foco na agricultura, cultura e apoio social

No âmbito da política de descentralização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou-se, de 9 a 11 de abril, a Presidência nas Freguesias em Alvalade.

O  Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Cruz, acompanhados pelos Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e de técnicos municipais, inteiraram-se das necessidades da população e de projetos em curso. Do balanço desta visita destaque para o projeto de ligação da Barragem de Campilhas a Alqueva, o Auditório Municipal e a retoma da dinâmica das estruturas de apoio a idosos.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que “foram três dias de intensa atividade em que aprofundámos o conhecimento que temos sobre esta freguesia, de forma a dar as melhores respostas às necessidades da sua população. Foi, também, a oportunidade de verificar o trabalho que temos vindo desenvolver com investimentos importantes, como o recém-inaugurado Auditório Municipal de Alvalade, as obras do Centro Histórico e o Museu de Arqueologia de Alvalade, entre outras intervenções que realizámos nos últimos anos.”

No Parque de Empresas de Alvalade “verificámos a dinâmica da vertente empresarial, que foi outro dos aspetos positivos desta visita, quer seja na área industrial, quer seja na área agrícola.”

Durante a reunião com a Associação de Regantes e Beneficiário de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) “foi com satisfação que recebemos a notícia de que a chuva dos últimos dias veio suprimir em parte a falta de água, embora este persista com as cotas das barragens da região abaixo dos níveis desejados.” Álvaro Beijinha salientou o importante investimento que a ARBCAS quer desenvolver com a ligação da Barragem de Alqueva à Barragem de Campilhas, “o projeto já foi adjudicado e tem sido acompanhado pela Câmara Municipal, que se disponibilizou a comparticipar a parte não financiada. É um projeto fundamental para o futuro da agricultura não só desta freguesia.” A comitiva visitou também a Cooperativa Alensado “estrutura importantíssima na produção de tomate e do desenvolvimento económico da Freguesia”, e a Herdade das Borbolegas.

A nível social Álvaro Beijinha destacou a retoma da dinâmica da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, que tem delineado no seu plano de ação a criação de mais quartos e Centro de Dia.

O Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Cruz considerou “importante a realização de iniciativas como a Presidência nas Freguesias, pois é um momento em que damos uma atenção mais direcionada aos assuntos que a população, as associações e as organizações gostariam de ver resolvidos.” Para Ricardo Cruz “a presença dos autarcas no terreno é positiva porque em conjunto conseguimos resolver melhor os problemas, a Câmara Municipal porque tem mais meios e a Junta de Freguesia devido à proximidade um conhecimento mais profundo das necessidades.”

A comitiva percorreu as ruas do centro histórico de Alvalade, visitou o recém-inaugurado Auditório Municipal de Alvalade, o Museu de Arqueologia de Alvalade e a Igreja Matriz. Na área da educação foi visitada a sede do Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança e o Jardim de Infância “O Comboio”.

Reuniu com os representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros, do Movimento Associativo e da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas. Visitaram o Ateliê das Bordadeiras, onde ficaram a conhecer uma arte que mãos sábias guardam, e o Campo de Futebol Municipal onde o Futebol Clube Alvaladense apresentou projetos para o futuro sempre a apostar na formação desportiva de crianças e jovens. No setor do turismo foi visitado o mais recente turismo rural que abriu na freguesia de Alvalade, o Turismo Porto Beja.

Já na área das estruturas rodoviárias a Estrada Municipal 518 foi alvo de uma avaliação para recuperação futura.

Na Mimosa os autarcas e técnicos municipais percorreram as ruas da localidade e visitaram a sede do Grupo Motard Al-Balat.

O dia 11 de abril ficou marcado pela realização da Reunião de Câmara quinzenal, que decorreu na Junta de Freguesia de Alvalade.

Leme 853 / Site