Câmara de Grândola vai criar dois parques de estacionamento gratuitos nas Praias da Aberta Nova e Galé

A população de Grândola vai contar com dois novos parques de estacionamento nas Praias da Aberta Nova e Galé, com capacidade para 520 lugares, totalmente gratuitos, acessíveis a todos e de gestão pública. O Município está a avançar com os procedimentos e vai implementar já esta época balnear um projeto piloto de transporte rodoviário para facilitar o acesso dos munícipes às praias do concelho.

A construção dos parques nas praias da Aberta Nova (220 lugares) e da Galé (300) obedece a autorizações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que estabeleceu a localização e consequente número de lugares de cada estacionamento, no âmbito do Programa da Orla Costeira Espichel-Odeceixe (POC-EO) que foi aprovado no final do ano passado.

Apesar de o município considerar que este instrumento devia prever mais acessos e mais estacionamentos ao longo da faixa atlântica do concelho – tendo em conta a sua extensão e a enorme procura que se verifica durante a época balnear -, o Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, manifestou na altura satisfação pela decisão, explicando que tal só foi possível devido à “forte pressão da autarquia”.

O município tem desenvolvido várias ações para possibilitar, o mais rapidamente possível, a construção destas infraestruturas.

“O novo parque de estacionamento da praia da Galé e o passadiço de acesso à praia estão previstos para terrenos municipais”, explica o Presidente, acrescentando que “o município está a avançar com os procedimentos para rever um projeto que foi desenvolvido em 2008 pela CCDR/APA. O objetivo é conseguir avançar com a obra ainda durante o ano de 2023”, conclui.

Relativamente à praia da Aberta Nova, o Presidente explica que “todos os terrenos na envolvente são privados, incluindo o local indicado pela APA para construir o parque de estacionamento, pelo que o processo poderá ser mais complexo que o da praia da Galé”. Contudo, a Câmara já está a desenvolver os procedimentos para elaboração do projeto do futuro parque de estacionamento. “Queremos que este se concretize no menor espaço de tempo e vamos fazer todos os esforços para isso”, reforça António Figueira Mendes.

Em ambos os casos, o município pretende que os parques sejam públicos, gratuitos e acessíveis a todos.

“Estamos a trabalhar em articulação com a Autoridade de transportes para implementarmos já durante este verão um projeto piloto de transportes rodoviário para algumas praias do concelho – nomeadamente Melides, Carvalhal e Pego”, explicou ainda António Figueira Mendes.

Os novos planos de intervenção nas praias podem ser consultados aqui: POC Espichel – Odeceixe: Planos de Intervenção de Praia | Agência Portuguesa do Ambiente (apambiente.pt)