Alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras vencem final do concurso da RTP

Alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras vencem final do concurso “Temos Artista – Especial Tradições”, do programa “Praça da Alegria”, da RTP 1.

Um grupo de alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras, venceu a final do concurso Temos Artista – Especial Tradições, no programa Praça da Alegria da RTP1, hoje dia 14 de março.

O grupo interpretou uma rapsódia, a que chamaram rapsódia campaniça (Meu Lírio Roxo do Campo/Ilha dos Vidros/Foste, Foste/Vamos lá Saindo). Acompanhados por Pedro Mestre, coordenador do Centro, Carlos Loução e José Diogo Bento, monitores, o grupo reuniu 42 % dos votos numa interpretação sem repreensão e que tão bem representou o nosso Alentejo.

Aos alunos Lara Cortes, Madalena Oliveira, Sérgio Cortes, Afonso Silva, Francisco Coelho, Francisco Duarte, Maria Leonor Duarte, Flávio Guerreiro, Duarte Guerreiro, Catarina Silva, Margarida Silva e aos músicos Carlos Loução, José Diogo Bento e Pedro Mestre parabéns. Que continuem a nossa tradição.

O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras resulta de um consórcio entre o Município de Odemira, a Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e a Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, tendo como objetivo a preservação da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, o Despique e o Baldão.

O Centro promove o ensino do toque da Viola Campaniça, em aulas pós-laborais e no ensino nas escolas básicas dos agrupamentos de Colos, Sabóia e São Teotónio, na dinamização de oficinas de construção de Violas Campaniças e na dinamização de oficinas de Cante de Improviso, Baldão e Despique, com o objetivo da sua divulgação e preservação.

14 de março de 2023

Assunto: Alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras vencem final do concurso “Temos Artista – Especial Tradições”, do programa “Praça da Alegria”, da RTP 1.