Hospital do Litoral Alentejano: novo sistema de gestão de atendimento nas consultas externas

Iniciou dia 20 de março, um novo projeto da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano com o objetivo de melhorar os serviços prestados e de reduzir o tempo de espera para atendimento administrativo.

Assim encontram-se agora ao dispor dos utentes quiosques de auto atendimento.

Estes quiosques encontram-se localizados na entrada para a Consulta Externa e na Entrada Principal do Hospital do Litoral Alentejano.

Os quiosques permitem que o utente se identifique através da colocação do seu cartão de cidadão no equipamento, através da introdução do número de utente ou número de processo.

Uma vez identificado, deverá seguir os passos que são apresentados no ecrã do quiosque, dirigindo-se, após a impressão da senha, para a sala de espera.

Caso o utente não tenha forma de se conseguir identificar, poderá retirar uma senha de atendimento geral, onde será atendido por uma colaboradora.

Este sistema permitirá ainda a breve trecho, a emissão de declarações de presença sem ter a necessidade de se deslocar ao balcão de atendimento.

Assim, com este novo sistema será possível garantir uma maior autonomia e facilidade de circulação dos utentes no hospital, dando a indicação clara do local para onde o utente se deverá dirigir mediante o tipo de ato ou consulta que se encontrem agendados, dado que também se encontra em implementação a remodelação de toda a sinalética do Hospital que ajudará o utente no circuito a seguir, de forma ágil.

Também as chamadas para os gabinetes de consulta ou outros espaços de prestação de cuidados de saúde passarão a ser automáticas, estando para o efeito disponíveis, nas salas de espera, ecrãs que, aquando da chamada do utente, darão a indicação visual e sonora (por voz sintetizada) do número da senha e o local onde o utente se deverá dirigir.

Por outro lado, também no dia 20 de março foi inaugurado o novo Balcão da Único que está localizado na Entrada Principal do Hospital do Litoral Alentejano: aqui poderá proceder a todas as marcações necessárias (consultas, exames) esclarecer dúvidas, solicitar relatórios, entre outros.

O Balcão Único está vocacionado para um atendimento personalizado aos utentes em regime de ambulatório, procedendo à identificação dos pedidos ou necessidades, fornecendo orientação e esclarecimentos vários, e irá facilitar não só o acesso bem como irá diminuir a o tempo de permanência e a circulação/deslocação do utente a vários serviços.

Funcionará de segunda a sábado entre as 8:00h e as 19:00h.

Fonte: HLA