Município de Santiago associa-se à Campanha “Galp Energia Solidária”

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém participa na campanha “Galp Energia Solidária”, uma ação de solidariedade promovida pela Galp. De acordo com a informação avançada pela empresa, a campanha tem como objetivo “atenuar as dificuldades económicas e efeitos da vaga de frio das famílias em situação de vulnerabilidade”.

Em concreto, a Galp ofereceu, a várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, 26 aquecedores denominados Hotspots. A entrega simbólica dos equipamentos caloríferos  aconteceu dia 22 de fevereiro, na Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, ao vogal da Mesa Administrativa, António Martins. A iniciativa foi mediada pela Autarquia que estabeleceu o contacto com as IPSS e realizou o transporte dos Hotspots para as instituições beneficiárias.

A Vereadora Sónia Gonçalves acompanhou a ação e referiu que “vemos de forma muito positiva, quer pelo empenho da Galp em querer ajudar, quer das IPSS em participar. Os equipamentos doados certamente vão trazer mais conforto aos seus utilizadores.” Sublinhando o “trabalho de equipa” entre a Galp, os serviços da Autarquia e as Instituições, “que cada vez mais é necessário tendo em consideração a conjuntura económica e social que vivemos.”

Por parte da Galp, Ana Gomes afirmou que esta “foi uma forma de mostrarmos, mais uma vez, a nossa ligação à comunidade onde geograficamente estamos integrados, tentado  estabelecer laços e conhecer as suas necessidades.” Em relação aos Hotspots “trazem um código promocional que patrocina parte do primeiro carregamento da garrafa de gás, necessária ao funcionamento do aquecedor.” Esta responsável não deixou de salientar o trabalho conjunto desenvolvido entre as entidades, “que foi essencial para concretizar o nosso objetivo.”

As IPSS beneficiadas pela campanha “Galp Energia Solidária” foram:  Associação de Apoio ao Desenvolvimento Integrado de Ermidas do Sado;  Casa do Povo de S. Domingos; Casa do Povo de Abela;  Casa do Povo de Cercal do Alentejo;  Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém; Centro de Dia de S. Francisco da Serra;  Associação de Moradores do Salão Comunitário da Sonega;  Casa do Povo de Alvalade; Centro Social Paroquial de Santa Maria e  Centro de Acolhimento de Emergência

As IPSS podem, ainda, apresentar, no âmbito desta campanha, uma candidatura e continuar a ter benefícios para usarem o equipamento, nomeadamente na aquisição das botijas de gás.