Câmara de Grândola aumenta orçamento para 45ME em 2023

A Câmara Municipal de Grândola vai ter um orçamento para 2023 de 45 milhões de euros, o que representa mais 11 milhões face ao ano 2022, com o foco colocado na habitação e nos recursos hídricos.

“O foco está na habitação, mas também na área dos recursos hídricos, a qual terá uma verba de 1,5 milhões de euros para apoiar quem quiser construir charcas”, explicou o Presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.

O Autarca acrescentou que está também previsto o desenvolvimento de “um estudo para avaliar a instalação de centrais de dessalinização” no Concelho.

Segundo Figueira Mendes, além do investimento de seis milhões de euros no âmbito da Estratégia Local de Habitação, o orçamento do próximo ano prevê “cerca de quatro milhões de euros para a aquisição de terrenos com vista a solucionar o problema da falta de habitação no Concelho”.

As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2023 foram já aprovados na Assembleia Municipal de Grândola com os votos a favor da CDU, abstenção dos dois eleitos do PSD e do Presidente da Junta de Freguesia do Carvalhal (PS) e contra da restante bancada do PS.

Antes, os documentos já tinham sido aprovados na Câmara Municipal, com os votos favoráveis da maioria comunista e os votos contra dos Vereadores do PS.

Em comunicado, a Câmara explicou que o orçamento para 2023 aposta igualmente em políticas de atração de “investimentos que criem postos de trabalho com direitos, de proteção do ambiente e na mobilidade e na inclusão”.

O reforço das áreas sociais e dos programas para a juventude, a manutenção da dinâmica na área da cultura e do património e a melhoria dos equipamentos educativos e desportivos, do espaço público, arruamentos, estradas, caminhos e infraestruturas básicas são outras das prioridades elencadas.

De entre as várias ações previstas, o Autarca comunista, citado no comunicado, destacou “a reabilitação da Escola Secundária e da Escola Básica, o novo Quartel da GNR, a implementação do Plano de Mobilidade e Acessibilidade em todo o Concelho e [a construção] dos novos parques de estacionamento nas praias da Aberta Nova e Galé”.

Para 2023, o atual executivo compromete-se a reforçar os “apoios sociais e os apoios ao Movimento Associativo, IPSS, Bombeiros e Juntas de Freguesia”.

“A implementação do Museu Polinucleado, o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o desenvolvimento de várias ações para reforçar a oferta de habitação acessível através da Estratégia Local de Habitação e de um conjunto muito alargado de obras em todo o Concelho são outras das prioridades”

Entre outros projetos, a Autarquia prevê a reabilitação dos bairros mineiros do Lousal, a ampliação das infraestruturas do Loteamento L1 no Carvalhal e a requalificação de arruamentos, estradas e caminhos em todo o Concelho.

Helga Nobre