Campus do IPS vai ficar instalado junto à Escola Poeta Al Berto em Sines

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai investir 1,5 milhões de euros na construção da Residência de Estudantes, com capacidade para 47 camas, em Sines, onde prevê instalar, até 2026, a Escola Superior do Litoral Alentejano.

“O financiamento para a construção da Residência de Estudantes já está aprovado, apesar de parecer estranho construir uma residência sem uma escola, mas são estes os ‘timings’ e, se a residência avançar mais cedo excelente, podemos captar estudantes”, revelou o Vice-Presidente do IPS, Rodrigo Lourenço.

O responsável, que falava aos jornalistas durante a Feira do Mar, em Sines, adiantou que a criação da residência de estudantes faz parte de um projeto mais vasto daquele Instituto que prevê construir nesta cidade uma Escola Superior do Litoral Alentejano.

O projeto de construção do Campus do IPS tem “várias fases de desenvolvimento”, explicou Rodrigo Lourenço, acrescentando que, neste momento, está a decorrer “um conjunto de trâmites legais e processuais para a criação da escola superior”.

“Cremos que, em setembro do próximo ano, possamos ter a escola formalmente criada. Obviamente isso não está associado à criação automática do edifício, mas a ideia é trabalhar, durante este ano, para conseguir encontrar financiamento que possibilite a construção efetiva do ‘campus’, com uma escola e uma residência”, especificou.

A futura Residência de Estudantes, um investimento de 1,5 milhões de euros, terá capacidade para 47 camas e estará concluída em dezembro de 2023, estima o Instituto Politécnico de Setúbal.

Segundo Rodrigo Lourenço, o 3.º Campus Universitário do IPS que estará a funcionar “até 2026 é um projeto de médio-longo prazo que vai dar resposta às necessidades de formação superior deste território”.

“É nossa intenção arrancar com algumas formações, como pós-graduações e microcredenciais, que são cursos curtos, se tudo correr como planeado, em setembro de 2023”, precisou.

Por sua vez, o Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, revelou que o futuro Campus Universitário vai ficar localizado “num terreno municipal, junto à Escola Secundária Poeta Al Berto, numa área de cerca de 20 mil metros quadrados”.

“Estamos a trabalhar no sentido de lhe dar uma maior área de construção e, em paralelo, o IPS está a trabalhar em todo o projeto científico, definindo as prioridades para a localização da escola na região”, explicou.

De acordo com o Autarca, a residência de estudantes será instalada “num lote de terreno localizado na zona sul da Escola Secundária Poeta Al Berto”.

“Os serviços técnicos da Autarquia estão a fazer o loteamento para a sua instalação e, entretanto, o IPS avançou para a candidatura que também foi aprovada com um financiamento de 1,5 milhões de euros”, indicou.

Segundo Nuno Mascarenhas, o trabalho do último ano “está a dar alguns resultados, apesar de não se ver nada ainda no terreno, mas é uma parceria absolutamente estratégica não apenas para Sines mas para todos os Municípios do Litoral Alentejano”.

“Há intenção do Instituto ter já licenciaturas, no próximo ano letivo, embora com algumas dificuldades inerentes à localização das instalações provisórias, nas quais estamos a trabalhar, mas acredito seja possível ter, em breve, outro tipo de cursos neste território que são essenciais para o futuro da região”, concluiu.

Helga Nobre