Agentes Turísticos do Concelho estabelecem redes

O município de Santiago do Cacém promoveu, dia 18 de outubro, uma visita com caráter instrutivo integrada na iniciativa “Dinâmicas de Integração com Agentes Turísticos”. Esta iniciativa teve como objetivo aprofundar o intercâmbio e promover a colaboração e cooperação entre os agentes turísticos do nosso concelho, relações que podem estruturar e consolidar o turismo como um instrumento de desenvolvimento da região.

A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, e do Vereador Albano Pereira. Participaram na visita 60 pessoas entre empresários da hotelaria, restauração, bebidas e produtos regionais, assim como, os alunos do curso profissional de turismo dos agrupamentos de escolas de Santiago do Cacém e de Santo André.

O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, explicou que o objetivo desta iniciativa é o de “criar um espaço de sinergias” entre os operadores turísticos para “se conhecerem entre si e estabelecerem contactos, porque só se obtém mais sucesso trabalhando em rede, assim como, para ficarem a conhecer melhor as ofertas que existem no Concelho quer sejam unidades hoteleiras, alojamentos, a gastronomia e as ofertas culturais.”

O programa inclui as visitas ao Museu da Farinha, ao alojamento Casas da Moagem e Igreja, em São Domingos, à Adega das Vinhas Novas e ao Hotel Octant Santiago, em Santiago do Cacém.

Da iniciativa fez parte, também, a apresentação do Projeto PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo desenvolvido pela Universidade de Évora e promovido pela Turismo do Alentejo e do Ribatejo, sendo a Câmara Municipal uma das autarquias piloto para a aplicação no terreno desta plataforma. “A existência deste observatório é uma ferramenta essencial para se conhecer e captar cada vez mais turistas ou visitantes”, concluiu Álvaro Beijinha.