“Retalhando Saberes” traz modas antigas

A iniciativa “Retalhando Saberes – No Café do Retorta onde as histórias se encontram…”, promovida no âmbito da candidatura ao Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração (CLSD4G), proporcionou, dia 19 de outubro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, mais um momento de convívio para os seniores, de 65 anos ou mais, com as histórias contadas e musicadas à moda antiga por Maria Adélia Botelho e o seu acordeão.

A Vereadora da Cultura, Sónia Gonçalves, participou no encontro realçando a importância destes momentos, de tertúlia e convívio, para combater o isolamento e promover um envelhecimento ativo.

O programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4.ª Geração (CLDS4G) tem como lema “Santiago do Cacém – Ativo Seniores 65+ – Município Com Vida”. A Câmara Municipal é a executora das ações, e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL), a entidade local coordenadora da parceria. O programa CLDS4G tem, até 2023, previsto um conjunto de iniciativas destinadas à população idosa e pessoas com deficiência do Concelho, como forma de promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social. O desenvolvimento destas ações representa um investimento conjunto na ordem dos 400 mil euros.

O CLDS4G é cofinanciado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020, Fundo Social Europeu e República Portuguesa.