CLDS – 4G junta seniores 65+ anos em Santiago do Cacém

O Parque Urbano do Rio da Figueira, em Santiago do Cacém, recebeu no dia 4 de outubro de 2022 a iniciativa “Olimpíadas Seniores”, integrada na candidatura CLDS-4G – Contrato Local de Desenvolvimento Social, com o lema “Santiago do Cacém, seniores 65+, Município com vida”, destinada à população sénior com 65 ou + anos não institucionalizada, e que contou com a cerca de duas centenas de inscritos.

Marcaram presença nesta iniciativa o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os vereadores Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Aguiar, a Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, e os Presidentes das Juntas de Freguesia da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente, de Santo André, David Gorgulho, de Cercal do Alentejo, Sérgio Santiago, e de Ermidas-Sado, Carlos Parreira.

As “Olimpíadas Seniores”, que decorreram como forma de assinalar o Dia Internacional do Idoso, reuniram os participantes das iniciativas que se realizaram ao longo do ano juntando pessoas de várias localidades do Município. A iniciativa no período da manhã contou com as atividades “Terra e Água”, em que a atividades física foi colocada em prática, as estórias contadas pela animadora de leitura das Bibliotecas Municipais, o almoço convívio e no período da tarde os participantes puderam assistir à atuação de Toy. No decorrer do dia foram apresentados os projetos da Unidade Móvel de Saúde e o projeto da autarquia “Engenhocas”.

O CLDS-4G tem vindo a abrir a oportunidade à participação de mais de 600 novos inscritos que aderiram no último ano em que tem decorrido o projeto.

O CLDS-4G é cofinanciado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020, Fundo Social Europeu e República Portuguesa, tem como entidade executora a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano é a entidade coordenadora. Este projeto conta com a parceria das Juntas de Freguesia do Município, da Autoridade Local de Saúde, da Unidade Móvel de Saúde, da Casa do Povo de Alvalade, da Casa do Povo de Cercal do Alentejo, da Associação de Moradores de S. Bartolomeu da Serra, da Delegação da Cruz Vermelha de Ermidas-Sado, da GNR e da Conferência Vicentina de São Tiago e de São João de Deus.

O programa CLDS-4G tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social e continua em vigor no ano de 2023.