Projeto “Um Mergulho na História” realizou novas importantes sondagens no Rio Sado

A segunda campanha de prospeção e registo arqueológico em Alcácer do Sal, inserida no projeto “Um Mergulho na História”, decorreu entre os passados dias 12 e 17 de setembro de 2022 nas margens do rio Sado.

No âmbito do projeto, foram realizados registos de filmagens com drone e fotogrametria em vários sítios arqueológicos já identificados e a algumas peças do Museu Pedro Nunes, tendo sido igualmente levadas a cabo uma investigação documental e arquivística no Arquivo Municipal de Alcácer do Sal e uma missão de prospeção visual nas margens do rio, com recurso a uma embarcação cedida pela autarquia. Além do mais, foram também discutidos vários projetos de investigação a realizar no decorrer do ano de 2023. Os resultados desta campanha vão permitir conhecer melhor os vestígios arqueológicos das margens do rio Sado, contribuindo para um maior conhecimento da história regional e das dinâmicas fluviais desta área.

Os trabalhos contaram com a direção dos coordenadores do projeto e a colaboração e orientação dos profissionais de Arqueologia do Município de Alcácer do Sal, havendo ainda a salientar o apoio dos técnicos do setor de Desporto da Câmara Municipal.

Recorde-se que o projeto “Um Mergulho na História” tem como objetivo a caracterização do património cultural náutico e subaquático do Alentejo Litoral e criar conteúdos em formato digital, para efeitos de comunicação pública da investigação. O projeto visa igualmente a promoção do envolvimento das populações locais na temática da arqueologia náutica e subaquática enquanto valor cultural. Vencedor do Orçamento Participativo de Portugal no ano de 2018, o projeto Um Mergulho na História teve início em setembro de 2021 e vai ter continuidade no ano de 2023, sendo desenvolvido ao longo de toda a Costa Alentejana.