Câmara Municipal garante apoios escolares em novo ano letivo

Com o início de mais um ano letivo, a Câmara Municipal volta a assegurar, gratuitamente, a 991 alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, os cadernos de fichas de atividades correspondentes a todas as matérias de cada ano, sem necessidade de devolução, num valor na ordem dos 37 mil euros.

No âmbito da Política Municipal em matéria de Ação Social Escolar, com um investimento no valor de cerca de oito mil euros, foi definido para os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, com os Escalões A e B, o apoio para a aquisição do material escolar, a ser levantado nas papelarias dos agrupamento de escolas, assim como, para as visitas de estudo dos alunos do 1. º ciclo a ser transferido para o agrupamento de escolas, quando realizadas.

Assegurar as Atividades de Animação e Apoio à Família no pré-escolar que prestam apoio, das 08h30 às 18h30, a 507 crianças dos 15 Jardins de Infância públicos do Concelho, significa para a Câmara Municipal um montante de 60 mil euros mensais em vencimentos.

Na área da educação a Autarquia realiza um investimento constante, todos os anos letivos, na ordem de um milhão e meio de euros. Uma estratégia definida para uma área que considera prioritária, colocada em prática, há vários anos letivos, independentemente do processo de transferência de competências levado a cabo pelo Governo, que passou para a responsabilidade do Município todos os estabelecimentos de ensino dos quatro agrupamentos de escola do Concelho, nomeadamente o de Santiago do Cacém, o de Cercal do Alentejo, o de Alvalade – Professor Arménio Lança, e o de Santo André.

Os apoios prestados abrangem, ainda, as refeições e os transportes escolares, que no ano letivo 2021/2022 atingiram um montante na ordem dos 800 mil euros.