Repsol irá investir 105 milhões de euros para construir a primeira fábrica de “superpolímeros” em Espanha

 A Repsol vai construir uma nova fábrica de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) em Puertollano, sendo a primeira na Península Ibérica capaz de fabricar UHMWPE. Irá utilizar tecnologia da DSM, o renomado produtor de UHMWPE sediado na Holanda.

A construção da nova fábrica, que terá uma capacidade de produção anual de 15 kt de UHMWPE, envolverá um investimento de 105 milhões de euros e espera-se que esteja operacional até ao final de 2024. Este investimento vai permitir à Repsol oferecer ao mercado uma gama inicial de 4 graus. Estes 4 graus cobrirão todos os pesos moleculares, com uma dimensão média de partículas de 150 microns produzidas em forma de pó. Esta vasta gama de pesos moleculares irá satisfazer as necessidades das principais aplicações, tais como separadores de baterias de iões de lítio, perfis de construção, revestimentos, peças para proteção pessoal e militar e aplicações médicas tais como próteses, implantes ou filtros de diálise.

A Repsol está assim a progredir no seu compromisso de oferecer novas soluções que contribuam para a competitividade dos seus clientes, aumentando a sua carteira de produtos com este material, considerado um “superpolímero”, pela sua alta tenacidade, superior ao aço, alta resistência ao impacto e capacidade de auto-lubrificação, entre outras propriedades.

A Repsol reforça assim a intenção de se tornar um produtor de UHMWPE com uma tecnologia robusta e comprovada, como as DSM’s, potenciada pela integração total da Repsol, a partir da produção de etileno no seu Complexo Industrial em Puertollano para a comercialização de pó UHMWPE a nível mundial.