Prata da Casa: Uma vida com ritmo

"Quero continuar a promover e trazer a dança para a região"

A dança surgiu de forma natural na vida de Tomané, “em criança era habitual assistir às exibições da minha avó que pertencia ao rancho folclórico de Santa Cruz.”

"Quero continuar a promover e trazer a dança para a região"
“Quero continuar a promover e trazer a dança para a região”

A influência veio também dos pais que “tinham o hábito de frequentarem os típicos bailes populares. Foi assim que comecei a dançar.” Daí foi um passo até entrar para o Rancho Folclórico Veteranos de Santa Cruz, “que veio incentivar ainda mais este gosto pela dança.”

Mais tarde, com 12 anos, fez parte da formação do Rancho Ninho de uma Aldeia de São Bartolomeu da Serra. “Foi através da minha participação neste rancho que entrei em contacto com as danças de salão. Porque na altura criaram em Santiago do Cacém o primeiro concurso de Danças de Salão promovido pelo Lions Club.

“Estávamos em 1989 e todas as associações e instituições do concelho foram convidadas a participar com um par nesse concurso que foi jurado pelos Alunos de Apolo. São Bartolomeu fez-se representar por mim e pela Patrícia, que fomos ensaiados pela Teresa Palminha e o Toni.

Correu muito bem e vencemos esse concurso, tendo participado em mais duas edições,” recorda Tomané. O entusiasmo
foi tanto que com os colegas da escola secundária criou um grupo que fez algumas apresentações. “Esta foi também a primeira experiência a dar aulas de dança, tinha uns 14 anos.

Artigo completo na edição em papel de 18 de fevereiro de 2016 n.º 664